Data: 7 de novembro de 2023 Categoria: Dicas
5 Dicas sobre Gerador de Energia que todo técnico precisa saber

Que o gerador de energia é uma máquina essencial nas nossas vidas, já sabemos. Sua importância é evidente em várias áreas, como Indústrias, Hoteis, Eventos, entre outros. E, como todo grande segmento, existem milhares de empresas que atuam como fabricante, distribuidor/representante ou prestador de serviço.

E as nossas dicas de hoje são para as pessoas que colocam a mão na massa. Ou melhor, no óleo. E, só no Brasil, temos milhares deles. Os técnicos são os profissionais que permitem que esses geradores de energia operem perfeitamente, seja dando o Start em uma máquina nova ou fazendo manutenções preventivas e corretivas.

No universo de gerador de energia, muitas vezes os detalhes fazem diferença. Dicas simples podem transformar uma situação complexa em uma rápida instalação. Inclusive, por conta disso, a KVA se preocupa tanto em manter um Suporte Técnico que entende do assunto para ajudar os nossos parceiros quando pinta aquela dúvida bem no momento da instalação.

E para ajudá-los ainda mais, fica ligado nas 5 excelentes dicas de hoje. São dicas para você técnico ou técnica que atua na área de gerador de energia ou para quem tem interesse em aprender sobre esse ramo que cresce a cada dia.

Dica 1 – Medição do Pick-up Magnético

Nós recebemos muitas ligações no nosso Suporte Técnico de clientes que estão com problema na medição do RPM do motor ou não conseguem ajustar a rotação pelo Regulador de Velocidade. Muitas vezes é um fator simples que está ocasionando o problema. Simplesmente os fios estão gerando interferência.

Então, sempre que for utilizar Pick-up Magnético, utilize cabos de par trançados, de preferência com malha de aterramento. Com uma ajudinha da furadeira, você consegue tranças os fios e eliminar qualquer ruído.

Viu como uma simples dica pode tirá-lo de uma situação difícil em campo? Então se liga nas próxima 4 dicas.

Dica 2 – Adaptação do Atuador Magnético na bomba injetora

 

Muitos técnicos têm dificuldade em fazer a adaptação do Atuador Magnético na bomba injetora.

Sempre que for fazer essa adaptação, você deve se preocupar com a posição do Atuador em relação a bomba e as peças que ligam esses componentes. O atuador deve ser rigidamente montado o mais próximo possível da alavanca de controle de combustível do motor. O ideal é que a montagem seja feita de modo que o conector elétrico fique virado para cima. Evite aplicações com o atuador de cabeça para baixo, de costas ou de lado.

Para sistemas lineares, a alavanca que é presa no Atuador deve estar posicionada formando um ângulo de 90º com a haste, que também é conhecida como tirante, que a conecta à alavanca da bomba injetora. Quanto mais paralelas possível entre si as duas alavancas estiverem, haverá uma melhor eficiência do sistema. Além disso, a conexão entre a alavanca e a haste deve sempre ser feita com uma rótula lubrificada, e nunca por um simples parafuso.

 

Já em sistemas não lineares, como é o caso da Bomba PT, é importante obter uma relação não linear entre o curso do atuador e o fornecimento de combustível. Nessa configuração as hastes devem estar paralelas na posição de carga máxima do atuador.

 

Dica 3 – Correção de sub-tensão do gerador

Com certeza você já deve ter se deparado com essa situação. Seu gerador está funcionando, com as tensões corretas e estáveis, mas quando é alimentada carga, a tensão cai imediatamente. Hoje você vai aprender como identificar a causa e como corrigi-la.

A principal causa deste problema é o Regulador de Tensão com defeito. Então, a primeira coisa a fazer é testar o regulador de tensão e, se possível, trocá-lo e fazer um novo teste. Contudo, muitos técnicos fazem a troca do AVR e o problema permanece. Neste caso, as bobinas do campo ou do rotor principal podem estar com problema. Então, será necessário realizar o teste de queda de tensão entre bobinas, pois, na maioria das vezes, a bobinas aparentam estar perfeitas, mas podem estar queimadas e, como a queima acontece de dentro para fora, visualmente não é perceptível.

E como fazer esse teste?

Com o gerador desligado, será necessário desmontar até que se tenha acesso a parte interna das bobinas do alternador (bobinas de campo e o rotor principal). Feito isto, primeiramente será necessário aplicar uma tensão de 127Vac nas bobinas do campo F+ e F-.

Divida esse valor de tensão aplicada pela quantidade de bobinas do campo. Esse é o valor correto que deve estar em cada bobina. Com o auxílio de um multímetro na escala de tensão alternada, faça as medidas de cada bobina do campo e compare com o cálculo já feito anteriormente.

Exemplo: Se a tensão aplicada for 127Vca e houver 6 bobinas, o correto é a tensão por bobina ser de 21,16 Vac. A bobina que apresentar um valor muito discrepante em relação ao cálculo (muito menor), é a bobina que está entrando em curto e com isso deverá ser rebobinada.

 

 

Caso não encontre problema nas bobinas de campo utilizando este método, refaça o teste no rotor principal. Mas antes, desligue o rotor principal da ponte rotativa.

E se o problema for o Regulador de Tensão?

Essa é fácil!! Troque por um AVR de qualidade indiscutível, de uma empresa que preza pela total satisfação dos seus clientes, que estão espalhados por todo Brasil, incluindo a gigante WEG, que já utiliza os nossos AVRs há quase uma década.

E mais, os reguladores de tensão da KVA podem ser consertados, mesmo fora do período de garantia. Sabe o que isso significa? MENOS CUSTO! MAIS LUCRO! MAIS SATISFAÇÃO DO SEU CLIENTE!

Dica 4 – Retrofiting em gerador antigo

Já aconteceu de estar fazendo um Retrofiting em um gerador mais antigo e se deparou com o alternador DC (12 ou 24Vcc) não está mais carregando a bateria? Se liga na dica.

Alguns grupos geradores mais antigos tem um pino D+ no alternador DC que precisa ser excitado para começar a gerar a tensão que carrega a bateria. Alguns controladores possuem uma saída específica conectada direto ao D+ do alternador DC. Contudo, muitas vezes você troca o controlador e depois disso o alternador não carrega mais a bateria. Isso acontece porque alguns controladores não possuem essa saída específica para excitar o D+. Então, se o seu alternador não estiver carregando a bateria, verifique se o controlador possui a saída específica para excitar o D+ do alternador. Caso não tenha, siga as seguintes orientações.

Conecte um diodo de 3A ao relé auxiliar da válvula de combustível, polarizado de forma que o negativo do diodo esteja ligado à saída da válvula de combustível e o positivo ligado ao D+. O diodo permitirá que, ao executar o comando de parada, a válvula de combustível não fique sendo alimentada e também que o D+ receba o sinal positivo que necessita na partida.

 

 

Dica 5 – Instalação de PT-100 (Sensor de Temperatura)

Na verdade, são várias em uma única dica. Então, presta bastante atenção para aprender mais sobre a instalação do sensor de temperatura do tipo PT-100 em geradores de energia.

3 fatores importantes para evitar que o sensor sofra interferências e entregue um valor incorreto para o controlador:

1. É sempre recomendado utilizar cabos par trançado na instalação do sensor de temperatura.

2. Não utilize as mesmas calhas onde passam fios de tensão;

3. Não utilize o sensor com fios muito longos.

Além disso, sempre que for verificar o funcionamento do sensor, faça a medição da resistência nos terminais e compare com a temperatura do local onde está instalado.

É recomendado medir diretamente no sensor para eliminar problemas com cabos rompidos na instalação. É interessante que essa medição seja feita para verificar se está ocorrendo perdas do sinal no meio do caminho. Quando for fazer, sempre desconecte os cabos do controlador.

Caso realmente haja perda no sinal resistivo, é recomendado diminuir a distância entre o sensor e o controlador ou aumentar o diâmetro do cabo. Você pode utilizar a tabela que está no manual dos nossos sensores como referência.

E, para quem não sabe identificar se o sensor é do tipo PT-100, basta medir utilizando um multímetro na escala de resistência. Caso apresente resistência e varie de acordo com a temperatura, conclui-se que um sensor resistivo. Para saber se o sensor resistivo é do tipo PT-100, é só comparar com a nossa tabela.

Fim das dicas, mas a KVA continua do seu lado. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso Suporte Técnico: (35) 99869-9768.

E, caso precise adquirir produtos para automação de geradores, entre em contato conosco.

A KVA tem uma linha completa de produtos para automação de geradores de energia e motobombas: www.kva.com.br | (35) 3471-5015.